Comunidade indígena Kauwê do Alto Miang é reconhecida por turismo sustentável e cultural

Por: Redação | Foto: Reprodução


A Comunidade Indígena Kauwê do Alto Miang, em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, ganhou reconhecimento nacional ao receber o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável durante o 1º Fórum de Turismo Responsável, em Brasília, entre 11 e 14 de setembro.

Foto: Reprodução/ Instagram @comunidadekauwe_pacaraima

O turismo na comunidade vai muito além de passeios: é uma experiência que mistura cultura, natureza e tradição. Quem visita participa da Rota do Café Artesanal, conhece o processo de produção sustentável, faz trilhas ecológicas, experimenta a culinária macuxi, aprende saberes ancestrais e vivencia rituais como as pinturas corporais com urucum.

Foto: Paulo Atzingen – DT

Para Karyna Stael Makuxi, coordenadora de turismo da comunidade, o prêmio é uma conquista coletiva. “Ele pertence às mulheres que conduzem, aos jovens que sonham, aos mais velhos que guardam a memória e a todos que acreditam que o turismo pode fortalecer nossa cultura, preservar a natureza e gerar autonomia para os povos indígenas”, afirma.

Imagem atual: foto Renato Guariba- MTur
Foto: Renato Guariba/MTur

Hoje, a Comunidade Kauwê é referência em etnoturismo, mostrando como projetos de base comunitária podem gerar impacto social e econômico, além de valorizar a tradição indígena. O reconhecimento nacional coloca Roraima no mapa do turismo responsável, destacando experiências que conectam visitantes e comunidades de forma sustentável.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.