Contribuintes têm acesso à declaração pré-preenchida do IR a partir de desta terça-feira (1º)

Por: Redação | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil


A Receita Federal disponibilizou, desde 1º de abril, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, agora com informações completas. Após atrasos causados pela greve de auditores, o recurso está atualizado e acessível para os contribuintes.

Desde 2022, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda facilita o processo e garante prioridade no recebimento de restituições. O recurso inclui dados como rendimentos, saldos bancários, investimentos, imóveis, contribuições previdenciárias, entre outros.

A Declaração Pré-Preenchida está disponível em todas as plataformas para quem possui conta GOV.BR ouro ou prata. Clique aqui.

Além do programa gerador tradicional, é possível preencher e enviar a declaração pelo aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo site e-CAC, diretamente no celular ou online, sem a necessidade de baixar o software no computador. Para acessá-la, é necessário possuir conta GOV.BR nos níveis ouro ou prata.

Programa Gerador da Declaração (PGD) – para computadores, disponível no site da Receita Federal, e Meu Imposto de Renda (MIR) – solução online para celulares e tablets continuam disponíveis.

Prazos e orientações

O prazo de envio da declaração iniciou em 17 de março e se encerra no dia 30 de maio, às 23h59. A Receita recomenda que os contribuintes revisem os dados pré-preenchidos com suas documentações pessoais e ajustem divergências, se necessário.

Entre os documentos básicos exigidos estão o CPF do titular e dos dependentes, comprovante de endereço, informações sobre a atividade profissional e os dados bancários. E dependendo dos rendimentos, bens e despesas dedutíveis, outros documentos podem ser necessários, como:

  • Rendimentos: informes de salários, aposentadoria, aluguéis, aplicações financeiras, pensão alimentícia ou ganhos como autônomo.
  • Bens: escrituras de imóveis, documentos de veículos, saldos de contas bancárias e participação em empresas.
  • Saúde: recibos de despesas médicas, odontológicas, psicológicas e de planos de saúde.
  • Educação: comprovantes de mensalidades escolares ou acadêmicas.
  • Outros: contribuições à previdência privada e comprovações de pensão alimentícia.

O informe de rendimentos é um dos documentos mais importantes, pois registra os ganhos obtidos em 2024 e contribui para um preenchimento mais preciso e alinhado com as regras da Receita Federal.

Este ano, a expectativa é receber 46,2 milhões de declarações, um aumento de 7% em relação ao ano anterior, reforçando a busca por modernização e acessibilidade no processo tributário.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.