Ecopontos em Boa Vista: veja onde descartar corretamente resíduos recicláveis

Por: Redação | Foto: PMBV
O município de Boa Vista implementou medidas para aprimorar a gestão de resíduos sólidos, incluindo a criação de Ecopontos e um Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos. As iniciativas visam reduzir o impacto ambiental e incentivar o reaproveitamento de materiais.
Ecopontos
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária, onde a população pode descartar materiais recicláveis, como resíduos de construção civil, móveis velhos, podas de árvores, papéis, plásticos, vidros e metais. Atualmente, há dois Ecopontos em funcionamento nos bairros Cidade Satélite e Nova Cidade.

Entre 2024 e 2025, o Ecoponto do Cidade Satélite recebeu 33.160 quilos de materiais, sendo os resíduos de construção civil os mais descartados. No Ecoponto do Nova Cidade, o maior volume de descarte foi de podas de árvores, totalizando 10.320 quilos. O funcionamento ocorre de terça-feira a sábado, das 8h às 18h, permitindo o descarte gratuito de até 1m³ de resíduos por mês por morador.
Centro de Compostagem
O Centro de Compostagem de Resíduos Orgânicos, criado em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI Brasil), recebe restos de alimentos e podas de árvores para transformação em composto orgânico.

Desde sua criação, o centro evitou a emissão de mais de 2.000 toneladas de gases do efeito estufa e produziu 273.860 toneladas de composto orgânico. O processo de compostagem dura cerca de 90 dias, e o material final é distribuído para agricultores familiares.
Impacto ambiental e conscientização
As medidas adotadas pela Prefeitura de Boa Vista visam reduzir o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário e promover a reciclagem e reaproveitamento de materiais. Além da infraestrutura, a administração municipal desenvolve campanhas de educação ambiental, estimulando o descarte correto de resíduos.
O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, reforça a importância da sustentabilidade e da gestão responsável dos resíduos urbanos. Essas ações fazem parte da estratégia da Prefeitura para minimizar impactos ambientais e garantir práticas mais sustentáveis na cidade.