Eleitores de Roraima têm até 19 de maio para evitar cancelamento do título, alerta a Justiça Eleitoral

Por: Redação | Foto: Reprodução/TRE-RR


Eleitores que não votaram nem justificaram a ausência nas últimas três eleições devem regularizar a situação até o dia 19 de maio para evitar o cancelamento do título. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral. Em Roraima, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) alerta que 12.838 eleitores correm esse risco.

A Justiça Eleitoral lembra que o cancelamento não se aplica a eleitores facultativos (jovens entre 16 e 17 anos, pessoas acima de 70 anos e não alfabetizados), nem àqueles que apresentarem justificativas aceitas ou que tenham impedimentos por deficiência comprovada.

Se houver débitos pendentes, o pagamento pode ser realizado via boleto, Pix ou cartão, tanto pelo site da Justiça Eleitoral quanto pelo aplicativo e-Título ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Para regularizar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, além de eventuais comprovantes de votação ou justificativa.

A regularização do título pode ser feita online, pelo site do TSE ou TRE-RR, ou presencialmente nos cartórios eleitorais, das 8h às 14h. Em Roraima, o atendimento também está disponível pelo WhatsApp (95) 2121-7001. Com o projeto Raízes, o eleitor pode se regularizar em qualquer zona eleitoral do estado, sem precisar ir à sua zona de origem.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.