Equipes da Patrulha da Chuva intensificam limpeza em 16 bairros para conter acúmulo de água em pontos críticos

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira
Com previsão de chuvas até setembro, serviços de limpeza foram intensificados em diversas áreas com risco de alagamento da capital. A estimativa é que cerca de 400 toneladas de resíduos sejam retiradas de 16 bairros da capital, conforme a Prefeitura de Boa Vista.

O foco das ações está em vias com histórico de acúmulo de água, principalmente nas estruturas de drenagem que acumulam lixo e sedimentos levados pela enxurrada. O caminhão hidrojato tem sido a principal ferramenta utilizada na desobstrução de bocas de lobo e galerias pluviais, permitindo o escoamento da água da chuva.

Além disso, equipes realizam roçagem, capina e manutenção de drenagem em vários pontos da cidade, feitas pela Patrulha da Chuva, uma ação especializada na substituição e recuperação de estruturas danificadas.

A operação funciona o ano todo, mas é intensificada nos meses de chuva, com reforço no número de equipes e atendimento a demandas emergenciais em áreas críticas. Somente entre janeiro e março de 2025, foram recolhidas cerca de 480 toneladas de lixo desses locais, segundo dados da Secretaria Municipal de Conservação Pública.

A avenida Ataíde Teive, conhecida por abrigar a Feira do Garimpeiro, é um dos locais que recebe manutenção quinzenal para evitar entupimentos. Nesta segunda-feira (21), os serviços passaram por bairros como Cidade Satélite, São Francisco, Mecejana, Aeroporto e Conjunto Cidadão. O cronograma é definido com base em mapeamentos técnicos e em denúncias feitas pela população por meio da Central 156 para antecipar os efeitos da chuva e reduzir transtornos na cidade.