Escolas de Boa Vista terão ação para atualizar vacinação de crianças e adolescentes

Inicialmente, a imunização do público-alvo vai atender as escolas municipais e estaduais localizadas na área urbana de Boa Vista

Por: Redação | Foto: Jonathas Oliveira


A partir do dia 22 de abril, Boa Vista vai iniciar a campanha de multivacinação “Movimento Nacional pela Vacinação nas Escolas”, para atualização de esquema vacinal de estudantes com idades entre 2 meses e 15 anos. Imunobiológicos Penta, Tríplice Viral, Febre Amarela, HPV, Meningocócica e Poliomielite Inativada e Oral serão ofertados nas escolas públicas municipais urbanas, rurais e indígenas, além de estaduais e instituições particulares da capital.

Inicialmente, a ação vai atender as escolas municipais e estaduais localizadas na área urbana de Boa Vista. Equipes de Estratégia Saúde da Família, da Prefeitura de Boa Vista, iniciaram a articulação com as unidades e preparativos para conversar com pais e responsáveis do público-alvo, como explica Ana Paula Merval, superintendente de Vigilância em Saúde.

“Nossas equipes de Estratégia Saúde da Família iniciaram visitas nas escolas para tratativas com gestores sobre a vacinação nas unidades de ensino. Nesta semana, vamos trabalhar em reunião com os pais e responsáveis para conversar e explicar sobre a importância do imunobiológico e segurança da imunização. O movimento nas escolas inclui as famílias”, disse.

No cenário nacional, em 2023, quase 4 mil cidades adotaram a estratégia e viram resultados positivos. Entre as crianças com um ano de idade, os imunizantes contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose (sarampo, caxumba e rubéola) e a vacina contra a febre amarela, indicada aos nove meses de idade, registraram crescimento.

Também houve aumento na cobertura da vacina contra o HPV. Neste ano, foram aplicadas mais de 6,1 milhões de doses da vacina contra o papilomavírus humano. O número é o maior desde 2018 e representa um aumento de 42% em relação a 2022, aponta o Ministério da Saúde (MS).

Anteriormente administrado em duas doses, após mudança da estratégia, no começo deste mês, Boa Vista iniciou a imunização contra o HPV em esquema com dose única para meninos e meninas com idade entre 15 e 19 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos