Escolas Municipais Jael da Silva Barradas e Maria de Fátima Faria Andrade conquistam Prêmio Sebrae Tamanduá-Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro sustentável
Por: Redação | Foto: ASN RR
Ocorreu na última sexta-feira (22), durante a programação da XXXI Feira Estadual de Ciências de Roraima (Fecirr), no Parque Anauá, a 2º edição do Prêmio Tamanduá-Bandeira, promovido pelo Sebrae Roraima. A iniciativa reconhece escolas que promovem projetos criativos e sustentáveis alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Conquistando o 1º e o 2º lugar, as Escolas Municipais Jael da Silva Barradas e Maria de Fátima Faria Andrade foram as vencedoras neste ano.
Foram inscritos mais de 22 projetos, com participação de cerca de 40 gestores e professores da comunidade escolar de Roraima.
Em primeiro lugar, a Escola Municipal Jael da Silva Barradas focou na reutilização da água do ar-condicionado com o projeto “Gotas de Esperança para a Água no Planeta Terra”, desenvolvido pelos alunos do 4º ano A, sob a orientação da professora Simone Lima.
Em segundo lugar, com o projeto “Sustentabilidade no Ambiente Escolar: Toldo Ecológico”, a Escola Maria de Fátima Faria Andrade trouxe a criação de um toldo reciclável feito com garrafas PET como opção de conforto térmico e sombreamento para a pracinha da unidade escolar.
Já no terceiro lugar, o Colégio Estadual Militarizado Desembargador Sadoc Pereira, do município de Alto Alegre, abordou a prática das “Sacolas Retornáveis”, projeto que trouxe alternativas para redução do impacto ambiental e do uso de sacolas plásticas nos comércios locais.
“Esses projetos mostram que nossas escolas são agentes de transformação social e ambiental. Estamos educando cidadãos conscientes, preparados para cuidar do planeta”, destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Consuelo Sales, sobre a abordagem e incentivos da sustentabilidade nas escolas.
Em paralelo, nos dias 21 e 22, a Escola Martinha Thury Vieira participou da Feira Estadual por unidades de ensino das zonas rural e urbana com o projeto “Artes Inspiradas nos Biomas Brasileiros”, apresentado em quadros, maquetes e desenhos da fauna e flora dos biomas.
Prêmio Sebrae Tamanduá-Bandeira
O Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira busca fortalecer o papel das instituições de ensino na formação de uma geração mais preparada para enfrentar os desafios ambientais globais. Entre os critérios avaliados estão a criatividade, o impacto positivo nas comunidades e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A premiação também busca incentivar o intercâmbio de boas práticas entre as escolas, criando uma rede colaborativa em prol da sustentabilidade.
