Estudantes têm até dia 30 de março para participar do Pé-de-Meia Licenciaturas

Por: Redação | Foto: Tânia Rego/Agência Brasil
Os estudantes interessados no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, do Ministério da Educação (MEC), têm até dia 30 de março para finalizar o cadastro e concluir a inscrição. O cadastro até o vencimento garante o recebimento da primeira parcela do benefício, no valor mensal de de R$ 1.050, pago do início ao fim do curso. Caso conclua o cadastro após essa data, o pagamento será realizado posteriormente.
A inscrição deve ser feita pela Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que inclui informações pessoais, currículo e a assinatura do termo de ciência e concordância.
Passo a passo para se inscrever no programa Pé-de-Meia Licenciaturas:
- Acesse a Plataforma Freire Entre no site oficial da Plataforma Freire, gerida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Certifique-se de estar com seus documentos em mãos para agilizar o cadastro.
- Preencha suas informações pessoais Insira seus dados pessoais, como nome completo, CPF, endereço e contatos. Certifique-se de que todas as informações estão corretas.
- Cadastre seu currículo Complete o cadastro do seu currículo, incluindo formação acadêmica, experiências profissionais (se aplicável) e outros dados relevantes.
- Aceite o termo de ciência Leia e aceite o termo de ciência e concordância do programa, confirmando que está ciente das regras e condições para participação.
- Informe sua matrícula na IES Insira as informações sobre a matrícula na Instituição de Ensino Superior (IES) em que foi aprovado. Caso ainda não tenha concluído a matrícula, use temporariamente o CPF.
- Conclua o cadastro Após preencher todos os campos, revise as informações e conclua o cadastro na plataforma.
- Acompanhe o status da inscrição Após a finalização, acompanhe sua situação no processo seletivo por meio da Plataforma Freire para confirmar a validade e o progresso da sua inscrição.
O programa foi criado para incentivar o ingresso na carreira docente e é destinado a estudantes aprovados em cursos de licenciatura pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e que obtiveram nota igual ou superior a 650 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.