Fotógrafa de Boa Vista resgata ensaios de recordação escolar e inova no mercado local

Com mais de 20 anos de carreira, Katarine Almeida viu na nostalgia de décadas passadas a oportunidade de empreender

Por: Isaque Santiago | Foto: Katarine Almeida


Todo mundo que foi criança nos anos 80, 90 ou 2000 têm pelo menos uma foto feita por um fotógrafo profissional na escola. A mais comum de todas é aquela com a bandeira do Brasil ao fundo, com a criança sentada à uma mesa indicando que ela era formanda do ABC. Outros temas comuns eram as fantasias de animais ou datas comemorativas como a Páscoa e o Natal.

Com o passar dos anos e o avanço da tecnologia, que facilitou o registro de momentos com um simples smartphone, essa cultura se perdeu e grande parte das crianças de hoje em dia encara isso como algo vivido pelos pais e que não existe mais.

Katarine Almeida

Ao parar para pensar que esse costume se perdeu com o passar dos anos, a fotógrafa, natural do Rio de Janeiro, mas residindo em Boa Vista desde 2020, Katarine Almeida, percebeu que esse era um nicho a ser resgatado e resolveu empreender no ramo. Tudo começou quando no trabalho em que estava, ela teve a oportunidade de fazer fotos de crianças na escola e de imediato ela lembrou daquelas fotos que eram feitas anos atrás.

Com uma experiência de mais de 20 anos no segmento da fotografia, ela percebeu que isso era algo a ser resgatado e resolveu empreender no ramo. Ela conta que no trabalho teve a oportunidade de fazer fotos em algumas escolas e percebeu que era o momento de se dedicar ao próprio negócio.

Além de proporcionar essa memória para novas gerações, ela também viu a oportunidade de por meio de outras crianças poder viver algo que ela não teve.

“É uma foto que eu mesma não tive a oportunidade de ter. Noto que muitas pessoas têm uma recordação desse tipo e sempre fico emocionada quando vejo. É sempre uma imagem que me chama muito atenção e talvez até por querer ter tido um registro desse tipo quando era mais nova que eu tenho muita vontade de proporcionar isso para as crianças de hoje. Essa é uma bela recordação para o futuro”, relatou.

O primeiro cenário recriado por Kataine foi o mais clássico de todos, a criança sentada em uma carteira de escola, porém, ao invés da bandeira do Brasil ao fundo, o cenário foi adaptado para uma biblioteca.

“Não foi uma cópia, mas certamente remete a essa imagem de décadas passadas quando surgiu esse cenário. Espero que as crianças de hoje tenham uma boa recordação, um registro com qualidade desses primeiros anos de escola que são incríveis e a gente guarda com muito carinho na memória”, contou emocionada.

Outros temas para ensaios de recordação escolar trabalhados por Katarine são: a páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia das Crianças, formatura e Natal. O contato com os pais ou responsáveis também é feito à moda antiga, com os tradicionais bilhetes que vão no caderno da criança para casa.

“Eu faço uma visita na escola e depois de autorizada deixo os bilhetes com a proposta para serem entregues para os pais. Aqueles responsáveis que se interessarem pelo trabalho, fazem o pagamento e enviam a autorização para realizarmos o registro fotográfico”, relatou a fotógrafa.

Como contratar?

Para aqueles pais ou responsáveis com crianças em escolas onde Katarine não teve a oportunidade de passar e que desejam proporcionar essa memória para suas crianças, basta entrar em contato pelo perfil profissional que ela tem no Instagram, o @pacotinhodememorias_.

Foto: Katarine Almeida
Foto: Katarine Almeida

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos