Inscrições para o Minha Casa, Minha Vida começam nesta quarta-feira (29) em Boa Vista
Por: Redação | Foto: Rebeca Lima/PMBV
A partir desta quarta-feira, 29 de outubro, moradores de Boa Vista poderão se inscrever no programa habitacional Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. O prazo vai até o dia 7 de novembro e o cadastro será feito exclusivamente pela internet, por meio da plataforma Cidade Social, da Prefeitura de Boa Vista.
Boa Vista foi contemplada com quase 1.500 unidades habitacionais, distribuídas em 19 conjuntos residenciais em construção em 10 bairros da capital. Segundo o prefeito Arthur Henrique, a previsão é de que mais 600 unidades sejam incluídas.

As unidades estão localizadas nos bairros Caimbé, Centenário, Cidade Satélite, Dr. Airton Rocha, Equatorial, Jardim Tropical, Jóquei Clube, Laura Moreira, Olímpico e Said Salomão. Parte dos empreendimentos já ultrapassa 70% de conclusão, entre casas e apartamentos.
Esta etapa é destinada exclusivamente a famílias com renda bruta mensal de até R$ 2.850. Para participar, é obrigatório que o responsável pelo núcleo familiar esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), com os dados atualizados. Cada família pode inscrever apenas um representante.
Além do limite de renda e da inscrição no CadÚnico, o candidato não pode possuir imóvel próprio e deve ter, no mínimo, 18 anos de idade. Em casos específicos, pessoas emancipadas legalmente também podem se inscrever.
A seleção seguirá critérios definidos em decreto municipal, com pontuação baseada em fatores nacionais e locais, priorizando grupos em situação de vulnerabilidade social. Terão prioridade:
- Mulheres como responsáveis pelo núcleo familiar;
- Beneficiários do Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Pessoas com deficiência, idosos, crianças ou adolescentes na composição familiar;
- Famílias com pessoas com câncer ou doenças raras crônicas e degenerativas;
- Mulheres vítimas de violência doméstica;
- Moradores em áreas de risco, em situação de rua ou trajetória de rua;
- Integrantes de povos tradicionais e quilombolas;
- Candidatos negros (titular ou cônjuge).
Além disso, o tempo de residência em Boa Vista será um dos principais critérios de desempate. Moradores com dez anos ou mais de permanência contínua no município receberão maior pontuação.
Confira o edital aqui.
Inscrições
O cadastro deve ser feito no site cidadesocial.pmbv.rr.gov.br, acessando o menu “Meus Processos” e clicando em “Inscrições MCMV”. A prefeitura divulgará QR Codes e orientações nas redes sociais. Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail duvidas.mcmvbv@gmail.com ou pelo WhatsApp (95) 98410-5984.
Conforme a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Nathália Cortez, o formato digital foi pensado para garantir agilidade e inclusão. “Evita filas e permite que todos tenham a mesma chance de participar, com mais conforto e dignidade”, explicou.


