INSS notificará aposentados sobre descontos não autorizados a partir de hoje (13)

Por: Redação | Foto: Reprodução/INSS


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos associados a entidades em seus benefícios a partir desta terça-feira (13). A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Cerca de 9 milhões de beneficiários devem receber esse tipo de notificação.

Essas mensagens mostrarão o valor descontado e o nome da entidade responsável. Os beneficiários que receberem o aviso deverão verificar se autorizaram ou não esses descontos. A confirmação poderá ser feita a partir de quarta-feira (14). Caso o beneficiário declare que não autorizou a cobrança, poderá solicitar o reembolso imediatamente pelo próprio aplicativo.

De acordo com o INSS, os ressarcimentos serão feitos para aqueles que tiverem sofrido descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025. Após a confirmação de que o valor foi cobrado sem autorização, o Instituto notificará a associação envolvida, que deverá devolver o montante diretamente ao beneficiário em até 15 dias úteis. Caso a associação não cumpra o prazo, medidas judiciais poderão ser tomadas para garantir a devolução dos valores.

Para garantir que as notificações sejam recebidas corretamente, é recomendável acessar o aplicativo Meu INSS no celular, clicar no ícone do sino localizado no canto superior direito da tela, configurar as notificações e autorizar o recebimento dos avisos.

O INSS reforça que o contato será feito somente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações telefônicas, mensagens SMS ou qualquer tipo de intermediação externa. Em caso de dúvidas, os beneficiários podem consultar a Central de Atendimento pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.