MEC anuncia pré-inscrição automática e certificação no Enem 2025

Por: Redação | Foto: José Cruz/Agência Brasil
O Enem 2025 traz duas grandes novidades: a pré-inscrição automática para alunos da rede pública e o retorno da certificação do ensino médio para maiores de 18 anos. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação (MEC) e confirmado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas já estão pré-inscritos no Enem 2025 e devem acessar o site do Inep para confirmar a inscrição e escolher a prova de língua estrangeira entre inglês ou espanhol. Esses alunos têm isenção garantida da taxa de inscrição, que custa R$ 85 para os demais candidatos.
Outra grande mudança é a volta da certificação do ensino médio pelo Enem para maiores de 18 anos. Quem atingir 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação poderá obter o diploma, retomando um modelo que foi extinto em 2017, quando o exame passou a ser exclusivamente uma porta de entrada para universidades. Desde então, o Encceja era a única opção disponível.
As inscrições começam na segunda-feira, 26 de maio, e seguem até 6 de junho, exclusivamente na Página do Participante, com login pelo Gov.br. As provas serão aplicadas em 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP 30.
Quem solicitou isenção da taxa ou justificou ausência no Enem 2024 já pode conferir a resposta na Página do Participante. Mesmo quem teve a isenção aprovada precisa se inscrever. Já os que tiveram o recurso negado, caso queiram fazer o Enem 2025, deverão pagar a taxa.
O edital com todos os detalhes (taxa, pagamento) foi publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. Confira aqui.