Milhões ainda não declararam Imposto de Renda e prazo se aproxima do fim
Por: Redação | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Faltando apenas 11 dias para o encerramento do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não enviaram seus documentos à Receita Federal. Até as 18h16 desta segunda-feira (19), 26,6 milhões de declarações foram enviadas, o que corresponde a 57,78% do total esperado.
A Receita Federal estima que, deste grupo, 64,9% dos contribuintes terão direito à restituição, enquanto 19,2% precisarão pagar imposto e 15,9% não terão valores a receber nem a pagar. Para facilitar o envio, os contribuintes podem optar pelo preenchimento pelo programa de computador (usado em 83,3% dos envios), pelo sistema online ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
A opção da declaração pré-preenchida foi utilizada por 48,1% dos declarantes, agilizando o processo ao fornecer informações automaticamente. Contudo, neste ano, o abastecimento dos dados enfrentou atrasos devido à greve dos auditores fiscais da Receita.
O prazo para entrega termina no dia 30 de maio, às 23h59. Para quem ainda não declarou, é importante ficar atento às regras: pessoas físicas que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 ou receita bruta da atividade rural acima de R$ 169.440 são obrigadas a declarar. Já quem recebeu até dois salários mínimos mensais durante 2024 está isento, salvo se se encaixar em outras regras de obrigatoriedade.
A expectativa da Receita é que 46,2 milhões de declarações sejam enviadas neste ano, um aumento de quase 7% em relação a 2024. Para evitar multas e problemas com o Fisco, os contribuintes devem aproveitar os últimos dias para acertar as contas com o Leão.

