Nomeada pelo Papa Francisco, freira italiana é a primeira mulher prefeita no Vaticano

Por: Redação | Foto: Divulgação/Vatican Media
Nomeada pelo Papa Francisco, nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a freira italiana Simona Brambilla chefiará o gabinete que supervisiona as ordens religiosas mundiais, no Vaticano. Em dois mil anos, esta é a primeira vez na história que uma mulher assume a importante liderança do órgão administrativo da Santa Sé, a Cúria Romana.
Com 59 anos, irmã Simona, que já tinha desempenhado o cargo de secretária do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica desde outubro de 2023, agora comanda como prefeita do departamento, substituindo o cardeal brasileiro João Braz de Aviz, há 14 anos no posto. Como pró-prefeito do discatério, foi escolhido o cardeal espanhol Ángel Fernandez Artime, de 65 anos.
Nascida em Monza, ao norte da Itália, em seu currículo, Simona Brambilla traz experiência missionária como enfermeira profissional em Moçambique ao ingressar nas Irmãs Missionárias do Instituto da Consolata.
Conforme o Vatican News, no papado de Francisco, tanto na Santa Sé quanto no Vaticano, a porcentagem de mulheres que trabalham na Sede da Igreja Católica aumentou significantemente, subindo de quase 19,2% (2013) para 23,4% (2023) em cargos importantes.