Nota Fiscal de Serviço eletrônica nacional entra em vigor em Boa Vista no dia 1º de dezembro
Por: Redação | Foto: Fernando Teixeira
A partir de 1º de dezembro, Boa Vista passa a integrar o sistema nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e), modelo desenvolvido em parceria entre Receita Federal, Abrasf e Confederação Nacional de Municípios (CNM). A plataforma unifica a emissão de notas fiscais de serviço em todo o país, substituindo sistemas locais e garantindo padronização nos processos.
O sistema permite emissão, consulta e gerenciamento das notas em ambiente digital, via portal ou aplicativo nacional, dispensando cadastros diferentes por município. Para os contribuintes, o ganho está na simplificação e na segurança das operações. Para o poder público, a NFS-e amplia a transparência e fortalece o controle fiscal, com dados mais precisos e integrados.
Nesta primeira etapa, sociedades de profissionais e autônomos deverão se cadastrar. Já a partir de 1º de janeiro de 2026, será a vez das microempresas, empresas de pequeno porte e demais prestadores de serviço, incluindo os optantes pelo Simples Nacional.
A adesão é obrigatória para todos os prestadores de serviço estabelecidos no município, conforme o cronograma. Os manuais de utilização e de emissão das notas fiscais de serviços estão disponíveis na página www.gov.br/nfse.
Segundo o secretário adjunto de Planejamento, Vivaldo Araújo, a NFS-e representa avanço na modernização da gestão pública. “O contribuinte poderá emitir a nota em qualquer lugar, de forma simples e segura, usando o portal ou o aplicativo nacional”, disse.
Mais de 2,4 mil municípios brasileiros já aderiram ao sistema, que deve alcançar todas as prefeituras nos próximos anos, informou a confederação.

