Novas regras para obtenção da CNH começam a valer já nesta semana

Por: Redação | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


As regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mudaram e já começam a valer nesta semana. A resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi publicada no Diário Oficial da União e traz mudanças que prometem reduzir em até 80% o custo total do processo.

A principal novidade é que não será mais obrigatório fazer aulas em autoescolas. O candidato poderá estudar por conta própria, com acesso gratuito ao conteúdo teórico disponibilizado pelo Ministério dos Transportes em formato digital. Quem preferir ainda pode optar por aulas presenciais em instituições credenciadas.

Outra mudança importante está nas aulas práticas: a carga mínima exigida cai de 20 para apenas duas horas. O treinamento poderá ser feito em autoescolas, com instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou até mesmo em veículo próprio.

Apesar da flexibilização, continuam obrigatórias as provas teórica e prática, além de etapas presenciais como exame médico e coleta biométrica. Instrutores independentes serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com registro integrado à Carteira Digital de Trânsito.

O processo de abertura da CNH poderá ser feito pelo site do Ministério dos Transportes ou pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). A expectativa é que as mudanças passem a valer a partir desta terça-feira (09) e tornem o acesso ao documento mais rápido e barato, com redução estimada de até 80% no custo total.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.