Operação Silêncio Urbano – Agentes ambientais percorrem bairros e balneários em ação de combate à poluição sonora
Por: Redação | Foto: PMBV
Para intensificar a prevenção e repressão às infrações relacionadas à poluição sonora, no último final de semana agentes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), da Defesa Civil Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) realizaram a Operação Silêncio Urbano em Boa Vista.
A ação percorreu diferentes pontos da cidade, incluindo estabelecimentos comerciais, residências e vias públicas. No sábado (15), foram vistoriados 13 locais, sete deles a partir de denúncias registradas pela Central 156. Em um dos casos, no bairro Jardim Primavera, foi emitido um Auto de Constatação.
No domingo (16), a operação se estendeu aos balneários Caçari, Polar, Cauamé e Lagoa Azul. Além da fiscalização sobre uso indevido de som, as equipes orientaram frequentadores sobre estacionamento irregular às margens do rio e reforçaram que animais domésticos não podem permanecer nas áreas de banho por questões de saúde pública.
Participaram da ação 28 guardas civis que passaram recentemente por capacitação da SEMMA em monitoramento de áreas de preservação permanente, combate à poluição sonora, controle de resíduos urbanos e proteção da fauna. De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, o balanço foi considerado positivo e reforça o caráter preventivo da fiscalização ambiental na capital.

