Prazo para carimbo em casca de ovos a granel é adiado para setembro

Os embalados com validade em rótulo não precisam da marcação na casca. Mudança era prevista para março

Por: Redação | Foto: Reprodução/Korin Alimentos


Após anunciar obrigatoriedade de carimbo com identificação da data de validade em casca dos ovos vendidos a granel, prevista para inicar em março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou atualização das regras e adiamento da medida para 4 de setembro deste ano, em portaria publicada na última quarta-feira (19).

Conforme atualização da portaria, as regras se aplicam a ovos a granel ou ofertados em bandejas abertas, ou seja, aqueles sem embalagem primária rotulada, normalmente vendidos em feiras livres e em “carros do ovo”. Estes devem ter individualmente identificados na casca a data de validade e o número de registro do estabelecimento produtor, com marcação em tinta atóxica e própria para uso em alimentos.

A medida não vale para ovos comercializados embalados em estojos plastificados, já que as informações exigidas estão impressas nas bandejas e tem como objetivo garantir aos consumidores o aprimoramento da segurança alimentar, com qualidade comprovada e garantia de rastreabilidade dos produtos em caso de problemas nos lotes, diz o Mapa.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.