Prazo para inscrição do Enem 2025 termina nesta sexta-feira (6)

Por: Redação | Foto: José Cruz/Agência Brasil


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 encerram às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 6 de junho. Os candidatos devem se inscrever exclusivamente na Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O mesmo prazo vale para pedidos de atendimento especializado e uso do nome social.

Todos os interessados em realizar o exame devem completar a inscrição, incluindo aqueles que tiveram isenção da taxa ou justificaram ausência na edição de 2024. Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública têm a inscrição pré-preenchida, mas precisam confirmar os dados para garantir a participação.

Para os candidatos não isentos, o pagamento da taxa de R$ 85 deve ser feito até 11 de junho. O pagamento pode ser feito via Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O boleto gerado na Página do Participante contém um QR Code para facilitar o pagamento.

O Enem 2025 volta a ser uma opção para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Para isso, o candidato deve ter 18 anos ou mais e atingir ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento, além de alcançar 500 pontos na redação. Aqueles inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar compatível também têm direito à isenção da taxa.

O exame continua aberto para os chamados “treineiros” – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam avaliar seus conhecimentos. Já os estudantes do último ano do ensino médio que realizarem os dois dias de prova terão direito a um bônus de R$ 200, oferecido pelo Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC).

Datas das provas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Excepcionalmente, nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), devido à realização da COP 30 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – que ocorrerá na capital no mesmo período da aplicação regular, o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro.

Quem pretendia fazer o Enem em alguma dessas cidades ainda pode optar por realizar as provas nessas datas, em outras localidades. Para isso, é necessário escolher outro município de aplicação no momento da inscrição.

A avaliação será no formato tradicional, com quatro provas objetivas (45 questões cada) e uma redação. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de redação, literatura, Língua Portuguesa, códigos e suas tecnologias, além da prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), com duração total de 5h30. O segundo dia será dedicado às áreas de matemática química, física e biologia, com 5 horas de duração.

O Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como Sisu, Prouni e Fies, além de universidades internacionais conveniadas, especialmente em Portugal.

Para mais informações, os candidatos podem acessar o site do Inep e conferir o edital completo do exame.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.