Prefeitos conhecem planos para desenvolvimento sustentável da Faixa de Fronteira

Tema foi destaque na oficina “Fronteiras da Amazônia – Arco Norte e Rondônia”, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas

Por: Brasil 61 | Foto: MIDR/Divulgação


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou nesta terça-feira (11), durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, os Planos de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira. A iniciativa busca fortalecer a cooperação internacional e impulsionar a economia dos municípios fronteiriços por meio da inovação e da sustentabilidade.

Durante a oficina “Fronteiras da Amazônia – Arco Norte e Rondônia”, os gestores municipais tiveram a oportunidade de conhecer os eixos estratégicos do programa, que inclui bioeconomia, energias renováveis, tecnologia da informação e regularização fundiária.

O coordenador-geral de Gestão do Território do MIDR, Rodolfo Calmon, destacou a importância do engajamento dos prefeitos na construção desses planos.

“O nosso painel possui a importância de informar os prefeitos e prefeitas do Arco Norte, mais Rondônia. O nosso dever aqui como coordenação de gestão de território é produzir planos estaduais de fronteira e que culminarão em núcleos estaduais de fronteira para a versão da década, que representam carteiras de projetos importantes, essa é justamente a importância deste painel e o papel dos prefeitos e prefeitas é primordial, principalmente na interlocução com os estados, visto que esses núcleos estaduais de fronteira são decretados em nível estadual”, disse.

A elaboração dos PDIFFs contempla 97 municípios da Faixa de Fronteira nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima. Além de promover o desenvolvimento sustentável, os planos visam integrar as cidades-gêmeas e fortalecer a segurança e a infraestrutura da região.

Realizado entre os dias 11 e 13 de fevereiro, em Brasília, o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas visa fortalecer o pacto federativo e ampliar a participação dos municípios em programas e ações do governo federal. O evento é uma iniciativa da Presidência da República, com coordenação da Secretaria de Relações Institucionais e apoio da Associação Brasileira de Municípios, da Confederação Nacional de Municípios e da Frente Nacional de Prefeitos.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.