Professores poderão solicitar Carteira Nacional Docente a partir de hoje (16)

Documento reconhece oficialmente a categoria e garante benefícios exclusivos em todo o país
Por: Redação | Foto: Reprodução/Ministério da Educação
A partir desta quinta-feira (16), estará disponível o sistema para solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), documento oficial que reconhece a atuação de professores de todo o país e oferece uma série de benefícios voltados à valorização da profissão.
Com validade de dez anos, a carteira é destinada a docentes de todos os níveis e etapas da educação, das redes pública e privada. O pedido pode ser feito online, por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br.
A CNDB oferece benefícios como meia-entrada em eventos culturais, descontos em hospedagens e serviços e condições especiais em produtos financeiros. O documento integra o Programa Mais Professores, que reúne ações de valorização da carreira docente, como bolsas de estudo, formação continuada e programas de reconhecimento profissional.
Para obter a carteirinha, o profissional precisa ter CPF regular e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino. O sistema exibirá automaticamente os dados do professor, que deverá confirmar as informações, enviar uma foto e autorizar a emissão. Após a confirmação, a versão digital ficará disponível para download imediato, garantindo acesso aos benefícios do programa Mais Professores.
Os estabelecimentos participantes serão identificados pelo selo #TôComProf, que indica locais com benefícios exclusivos para professores. Para integrar o programa, as empresas devem oferecer descontos mínimos de 10% e possuir atuação nacional ou regional. O edital de credenciamento segue aberto até 30 de novembro e pode ser consultado também no portal do Mais Professores.
Durante o lançamento da carteira, nesta quarta-feira (15), em evento pelo Dia do Professor, no Rio de Janeiro, também foi anunciada a premiação de 100 mil professores da rede pública, com base no desempenho das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os contemplados receberam crédito de R$ 3 mil para aquisição de equipamentos de trabalho, como computadores e tablets.
O portal Mais Professores também passa a oferecer uma nova plataforma de cursos, com graduação, mestrado, doutorado e formações continuadas gratuitas, reunidas em um ambiente interativo e de fácil navegação. O governo federal pretende alcançar 2,7 milhões de docentes em todo o país.