Programa Dignidade Menstrual – UBS passam a emitir autorização para retirada de absorventes gratuitos
Por: Redação | Foto: Jerônimo Gonzalez/MS
Desde ontem, terça-feira (28), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país passaram a oferecer, presencialmente, a autorização para retirada de absorventes menstruais às beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. A medida amplia o acesso ao benefício, que antes exigia emissão exclusivamente pelo aplicativo Meu SUS Digital.
Com a mudança, qualquer profissional de saúde, incluindo agentes comunitários, pode imprimir o documento diretamente na UBS. O documento é válido por 180 dias. Cada pessoa tem direito a 40 unidades de absorventes, para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 dias.
A retirada continua sendo feita nas farmácias credenciadas do Farmácia Popular, mediante apresentação da autorização (digital ou impressa) e documento com CPF.
A novidade também permite que adolescentes entre 12 e 16 anos retirem os absorventes sem acompanhamento dos pais ou responsáveis. Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram atendidas, com distribuição de mais de 376 milhões de absorventes.
O Programa Dignidade Menstrual é voltado a pessoas entre 10 e 49 anos em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico com renda mensal de até R$ 218, estudantes da rede pública ou em situação de rua. Além da distribuição gratuita, o programa promove ações educativas e combate à desinformação sobre o ciclo menstrual.


