Programa Mais Médicos tem adesão recorde com mais de 45 mil profissionais cadastrados

Por: Redação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


O Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, registrou um recorde de 45.792 médicos inscritos, o maior número desde sua criação em 2013. A maioria dos candidatos (93%) é brasileira, totalizando 42.383 profissionais, dos quais uma parte possui registro no Brasil e outra se formou no exterior. Médicos estrangeiros habilitados também se inscreveram.

As mulheres representam a maior parte dos inscritos, com aproximadamente 58%. As inscrições para esta etapa se encerraram no dia 8.

O Mais Médicos tem como objetivo fortalecer a atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), levando médicos a áreas prioritárias, remotas, de difícil acesso e com alta vulnerabilidade, onde há falta desses profissionais.

Este edital oferece 3.064 vagas em 1.620 municípios, além de 108 vagas em 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). O início das atividades para médicos com registro no Brasil e intercambistas aprovados está previsto para o período de 2 a 10 de julho.

Os profissionais do Mais Médicos atuam nas equipes de Saúde da Família, oferecendo atendimento e acompanhamento à população, e encaminham pacientes a especialistas quando necessário. O registro das informações no Prontuário Eletrônico (e-SUS APS) facilita a integração dos dados entre os diferentes níveis de atenção à saúde.

Desde sua retomada em 2023, o programa Mais Médicos busca alcançar a meta de 28 mil profissionais atuando em mais de 4.500 municípios até o final de 2025. Atualmente, cerca de 24,9 mil médicos estão presentes em 4,2 mil municípios, abrangendo grande parte do território nacional, incluindo muitas regiões com alta vulnerabilidade social.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.