Relógios para medir glicose são proibidos pela Anvisa por falta de eficácia

Por: Redação | Foto: OpenAI


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta semana a comercialização de um modelo de relógio inteligente voltado ao controle do diabetes e da pressão arterial. O equipamento, conhecido como Glicowatch, era oferecido em sites de venda online sem qualquer registro sanitário — exigência obrigatória para dispositivos médicos no Brasil.

Segundo a agência reguladora, não há estudos clínicos ou evidências científicas que comprovem a eficácia desses aparelhos na medição da glicose. O uso pode representar risco grave à saúde de pacientes que precisam de monitoramento contínuo e confiável, como pessoas com diabetes.

Por decisão publicada no Diário Oficial da União, estão suspensas não só as vendas, como também a importação, divulgação e uso do Glicowatch, fabricado pela empresa GWF Negócios Digitais Ltda.

📉 Riscos para os usuários

Por não terem certificação da Anvisa, esses produtos não passam por testes que garantem qualidade, segurança e precisão. Dessa forma, seus resultados podem ser equivocados — o que compromete o controle da glicemia e pode acarretar complicações sérias à saúde.

A agência reforça que os consumidores devem estar atentos à presença do registro sanitário antes de adquirir qualquer equipamento de saúde. Produtos sem essa autorização não devem ser usados e podem ser denunciados pela Ouvidoria da Anvisa ou pelo telefone 0800 642 9782.

📑 Para saber mais: Resolução RE nº 2.931 de 1º de agosto de 2025

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.