Roraima inaugura primeiro Centro Integrado para atendimento de vítimas de violência sexual

Por: Redação I Foto: Stephane Queiroz


Foi inaugurado em Boa Vista o Centro de Atendimento Integrado (CAI) 18 de Maio, primeira unidade do tipo em Roraima voltada exclusivamente ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência sexual. O espaço integra diferentes órgãos da rede de proteção e tem como objetivo oferecer acolhimento humanizado, escuta especializada e encaminhamento responsável, reduzindo a revitimização e garantindo sigilo e segurança.

O funcionamento do CAI envolve a atuação conjunta de instituições como o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), a Defensoria Pública Estadual (DPE-RR), o Ministério Público de Roraima (MPRR) e a Polícia Civil (PCRR), além dos conselhos tutelares e centros de referência de assistência social. A proposta é articular serviços de saúde, segurança e justiça em um único espaço, assegurando prioridade no atendimento e maior eficiência na resposta aos casos.

Os atendimentos realizados no Centro serão encaminhados para a rede estadual de proteção, que inclui hospitais como o Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento e o Hospital da Criança Santo Antônio, além dos Cras e Creas.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 10 segundos