Trânsito da capital recebe reforço com viaturas, monitoramento e estudo de novas tecnologias

Por: Redação | Foto: Giovani Oliveira
A fiscalização de trânsito em Boa Vista está passando por um processo de modernização com a chegada de novas viaturas, intensificação de operações e a proposta de adoção de um bafômetro que funciona à distância. A medida vem em um momento crítico, diante do aumento no número de acidentes fatais registrados na capital.

A estrutura das forças de segurança e trânsito foi ampliada com a entrega de 30 novos veículos e equipamentos táticos, destinados à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN) como parte de um pacote de investimentos voltado à melhoria da eficiência nas ações de patrulhamento, fiscalização e organização urbana.

A GCM recebeu 20 novas viaturas, entre picapes e SUVs, além de armamentos e itens de proteção como fuzis, espingardas e coletes. A SMTRAN foi reforçada com 10 viaturas utilitárias, destinadas à fiscalização e organização do tráfego em Boa Vista.
Com a nova remessa, a frota da GCM passa a contar com 69 veículos, além de embarcações, quadriciclos e drones. A SMTRAN, por sua vez, agora dispõe de 31 viaturas e 94 agentes atuando nas ruas. A modernização também inclui a utilização de câmeras corporais desde junho, o que amplia a transparência nas abordagens realizadas por agentes de trânsito e segurança.

Uma das novidades em estudo é o uso do chamado “bafômetro passivo”, dispositivo capaz de detectar partículas de álcool no ar sem a necessidade de soprar no aparelho. Este modelo de etilômetro detecta sinais de ingestão de bebida alcoólica por aproximação, agilizando abordagens e reduzindo custos com bocais descartáveis. A tecnologia, ainda em fase de avaliação, já é testada em outros estados e pode representar um avanço na prevenção de acidentes causados por consumo de álcool ao volante.
Integrando as ações, a cidade conta ainda com um sistema de videomonitoramento composto por 90 câmeras distribuídas em pontos estratégicos, com transmissão em tempo real para a Central de Comando e Monitoramento (CECOM).