Uso de internet para serviços bancários cresce e atinge 119,6 milhões de brasileiros

Por: Redação | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
O número de brasileiros que acessam instituições financeiras pela internet aumentou em mais de 22 milhões entre 2022 e 2024, chegando a 119,6 milhões de usuários, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), com foco em tecnologia da informação e comunicação.
Com esse crescimento, 71,2% dos usuários de internet no país utilizaram serviços bancários digitais em 2024. Em 2022, essa taxa era de 60,1%, e passou para 66,7% em 2023 — revelando uma expansão acelerada dos canais digitais.
Embora a pesquisa não detalhe quais operações foram realizadas, analistas do IBGE apontam que o aumento pode estar associado à popularização dos aplicativos bancários e ao uso crescente do Pix. Criado pelo Banco Central em 2020, o meio de pagamento instantâneo já conta com quase 160 milhões de pessoas físicas cadastradas, tornando-se parte da rotina financeira dos brasileiros.
Segundo o Banco Central, o número total de brasileiros com conta bancária também subiu, de 188,3 milhões no fim de 2022 para 199,8 milhões em 2024 — um aumento de cerca de 6%. No fim de junho deste ano, o total já ultrapassava 202 milhões.
A pesquisa também revelou avanço no uso da internet para serviços públicos, como agendamentos e solicitações online. Em 2024, 65,2 milhões de brasileiros utilizaram essa forma de acesso, contra 54 milhões em 2022. O percentual passou de 33,4% para 38,8% em dois anos.
Outro segmento que segue em alta é o comércio eletrônico: 48,1% dos usuários de internet realizaram compras ou encomendas online em 2024, comparado a 42% em 2022.
De acordo com o IBGE, houve uma inversão nos hábitos digitais dos brasileiros. A principal atividade online deixou de ser a troca de mensagens em aplicativos como WhatsApp, que caiu para 90,2%, e passou a ser chamadas de voz ou vídeo, realizadas por 95% dos usuários de internet em 2024.
O instituto não incluiu o acesso a plataformas de apostas online, apesar do crescimento expressivo desse setor. Segundo estimativas da Anbima, cerca de 23 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma aposta digital em 2024. O IBGE admite que o tema ganhou relevância e avalia incorporar o item em futuras versões da pesquisa.