Vacina do Butantan contra a dengue ganha registro da Anvisa e será distribuída pelo SUS
Por: Redação | Foto: Reprodução/Governo SP
A Anvisa confirmou nesta segunda-feira (8) o registro da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Com isso, o imunizante poderá ser produzido e distribuído no Brasil ofertado de forma gratuita e exclusiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 2026.
O Butantan-DV é tetravalente, protege contra os quatro sorotipos da dengue e será aplicado em dose única. Trata-se da primeira vacina contra a doença produzida por um laboratório nacional. A tecnologia utilizada é a de vírus vivo atenuado, já empregada em vacinas como a tríplice viral e a febre amarela.
Os testes clínicos apontaram eficácia global de quase 75% contra casos de dengue e oferece cerca de 90% de proteção contra formas graves, resultados publicados na revista The Lancet Infectious Diseases. A indicação inicial aprovada pela Anvisa é para pessoas de 12 a 59 anos, faixa que poderá ser ampliada conforme novos estudos.
O Butantan já tem 1 milhão de doses prontas e prevê entregar mais de 30 milhões até meados de 2026. Mesmo com o registro, a vacina seguirá em acompanhamento para garantir segurança e eficácia no uso pela população.

