Vacina do Butantan contra a dengue pode ser aprovada pela Anvisa ainda em novembro
Por: Redação | Foto: Butantan/Divulgação
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve concluir nos próximos dias a análise da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. A expectativa é que o registro seja aprovado ainda neste mês, segundo o diretor da agência, Daniel Pereira.
O imunizante é tratado como prioridade e passou por uma série de reuniões técnicas com especialistas para revisar dados e garantir a segurança e a eficácia. Caso o parecer seja favorável, o Brasil poderá contar com uma nova vacina produzida nacionalmente, ampliando o acesso à imunização contra a doença.
Durante o mesmo evento, a Anvisa também anunciou medidas para acelerar a liberação de medicamentos e vacinas, incluindo o uso de ferramentas de inteligência artificial para reduzir em até 50% o tempo de análise. Atualmente, a agência tem mais de mil pedidos de registro em fila.
O Ministério da Saúde confirmou um investimento de R$ 25 milhões para apoiar a modernização do processo de avaliação. A meta é que, até o fim de 2026, todas as análises sejam concluídas dentro do prazo legal de um ano.

