Campanha de vacinação contra poliomielite e de multivacinação seguem até o dia 9 de setembro em Boa Vista

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: Welika Matos

A Campanha nacional de vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos de idade e a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente (menores de 15 anos de idade) começou nesta segunda-feira, 8, em Boa Vista. A aplicação das doses ocorre em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação.

No dia 20 será o dia D de mobilização nacional. A campanha segue até o dia 9 de setembro. A técnica de enfermagem, Luciana dos Santos, 36, levou o filho Gabriel dos Santos Sousa de seis anos para se imunizar, na unidade do Buritis, neste primeiro dia de campanha.

“É necessário a vacinação, não deixo atrasar as vacinas dele, procuro manter o cartão e a saúde em dia, ainda não tinha vindo porque ele tava gripado, e esperei melhorar”.

A meta para Campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de cinco anos. Já para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

“Temos várias doenças que já foram erradicadas, mas infelizmente estão voltando. Quando uma criança não é vacinada e contrai uma doença que é prevenida por vacina, o risco de ter complicações é alto, podendo até vir a óbito, por isso a importância de estar vacinado. A melhor forma de proteção e prevenção é a vacinação”, explica Romildo Azevedo, coordenador municipal de imunização.

A vacina segue o esquema vacinal, conforme a faixa etária da criança “Umas precisam de uma dose, outras duas, além de doses de reforço. Por isso a necessidade de levar o cartão, pra avaliação do profissional, para verificar o esquema vacinal da criança”, ressaltou.

Durante toda a campanha, as doses das vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas básicas de saúde, com sala de vacina durante o dia e a noite e sábados em algumas com horários estendidos: Aygara Motta (Cidade Satélite), Silvio Botelho (Paraviana), Olenka Macellaro (Caimbé) e Lupércio Lima (Pintolândia).

No ato da vacinação é preciso apresentar o cartão de vacina da criança ou adolescente, cartão SUS e CPF.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.