Invasões pré-eleitorais já começaram e com apoio de vereador
Essa semana a Prefeitura de Boa Vista acabou com mais uma invasão de terra na capital. Dessa vez, uma família foi retirada de uma área institucional do município que também é uma área de proteção permanente (APP) e fica no bairro Nova Cidade.
A ação foi comandada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) que, duas semanas antes, havia identificado a ocupação irregular e notificado as pessoas que estavam na área.
Paralelo a isso, a Prefeitura também cadastrou todas as pessoas, incluindo as crianças, que estavam e situação de vulnerabilidade no local que é propício a alagamento nesse período chuvoso.
Os invasores tiveram o apoio de pessoas ligadas a um vereador de Boa Vista, que inclusive ajudou na logística de levar todas as pessoas retiradas da invasão para o saguão do prédio da Prefeitura como forma de protesto.
REDES SOCIAIS
Nos grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram algumas pessoas postaram o vídeo do momento em que a EMHUR retirava as pessoas. Todo o trabalho foi feito de forma transparente e dentro da Lei.
O intuito de muitos ao postar as imagens era criticar a medida adotada pela Prefeitura, mas a maioria dos comentários foi favorável ao trabalho dos fiscais. Para muitas pessoas, a invasão deve ser combatida de forma eficaz e que existem outras medidas para resolver o problema da falta de moradia.
CRIME
Invadir terrenos institucionais, áreas de APP ou terrenos particulares é crime e pode resultar em prisão. Por isso, o importante é que as pessoas tenham consciência e não pratiquem essa ilegalidade.
A Prefeitura de Boa Vista informou que continuará fiscalizando e cumprindo a Lei. Qualquer cidadão pode denunciar invasões por meio da central 156.