Teresa Surita é destaque em reportagens que citam participação de mulheres nas eleições 2022
Teresa Surita (MDB) foi assunto em várias matérias nesse fim de semana em nível nacional. As reportagens mostram que dos cerca de 200 candidatos a governador no Brasil, apenas 34 são mulheres e só três são favoritas em seus Estados, uma delas é a emedebista.
Além de Teresa, a deputada Marília Arraes (Solidariedade-PE) e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) também estão na matéria como favoritas na corrida eleitoral.
O Globo, Extra e outros sites citam a trajetória de Teresa e seus cinco mandatos como prefeita de Boa Vista. Na entrevista Teresa disse que foram necessários todos esses mandatos para que ela saísse candidata ao Governo de Roraima e que se fosse um homem já teria chegado antes.
Teresa, além de ter deixado a prefeitura de Boa Vista com mais de 90% de aprovação, também conseguiu eleger o atual prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MDB) com 85% dos votos no segundo turno.
Agora, focada na missão que tem pela frente, Teresa enfrenta a máquina do Governo e a força do dinheiro, principalmente no interior do Estado. Ciente das dificuldades, a candidata está na estrada há meses e por isso já sabe o desafio que é reconstruir um Estado que tem várias demandas a serem atendidas como estradas e pontes destruídas, escolas abandonadas e a saúde com sérios problemas.
MULHERES NA POLÍTICA
As mulheres são maioria do eleitorado (52,6%) e pouco menos da metade das filiações a partidos (46%), segundo dados deste ano do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas só 16 das 32 siglas terão candidatas a governadora.