Educação digital – Manual incentiva uso consciente de telas por crianças e adolescentes

Por: Redação | Foto: Reprodução
O Governo Federal apresentou, nesta terça-feira (11), o guia “Crianças, Adolescentes e Telas: Guia sobre Uso de Dispositivos Digitais”, que traz orientações práticas para um uso equilibrado de telas. A iniciativa busca promover um ambiente digital mais seguro e saudável, além de alertar sobre os riscos de exposição excessiva diante dos dispositivos.
Dados da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024 evidencian a relevância do tema. Segundo a pesquisa, 93% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos já usam internet no país, um número que corresponde a cerca de 25 milhões de pessoas. Ainda mais alarmante é que 23% dos usuários tiveram ao mundo digital antes dos 6 anos de idade.

Coordenado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom PR) e outros seis ministérios, o manual traz recomendações preciosas para pais, responsáveis e educadores sobre saúde mental, segurança online, cyberbullying e equilíbrio entre o mundo virtual e o real, alinhando-se à Lei nº 15.100/2025, que regula o uso de celulares nas escolas.
Dentre as orientações que buscam equilibrar a presença digital com a segurança e o bem-estar das novas gerações estão: evitar telas para crianças menores de 2 anos, restringir smartphones para menores de 12 anos e acompanhar o uso de dispositivos na adolescência.
O Guia e a Lei nº 15.100/2025 acendem um alerta sobre a importância de limitar o uso de celulares em escolas, permitindo exceções apenas para fins pedagógicos ou acessibilidade. A legislação busca proteger a saúde mental e física de estudantes, além de incentivar estratégias nas escolas para conscientização sobre os riscos do uso excessivo de telas e oferecer suporte à saúde mental.