Roraima terá 181 profissionais capacitados para ampliar uso de implante contraceptivo
Por: Redação I Foto: João Risi/MS
O Ministério da Saúde anunciou que 181 médicos e enfermeiros da atenção primária em Roraima serão capacitados para oferecer o implante contraceptivo Implanon pelo SUS. A oficina será realizada em Boa Vista nos dias 29 e 30 de abril de 2026 e faz parte de um ciclo nacional de treinamentos voltados à saúde reprodutiva.
O Implanon é um método de longa duração, colocado sob a pele do braço, que previne a gravidez por até três anos. Ele já está disponível gratuitamente no SUS e vem sendo distribuído em larga escala: em 2025 foram entregues 500 mil unidades e, em 2026, a previsão é de 1,3 milhão. Roraima já recebeu 1.635 implantes neste ano.
A capacitação terá carga horária de 12 horas para enfermeiros e 6 horas para médicos, com aulas teóricas e práticas em simuladores. A meta nacional é treinar 11 mil profissionais em 32 oficinas espalhadas pelo país, priorizando municípios pequenos e regiões de difícil acesso.
Além do Implanon, o SUS oferece outros métodos contraceptivos, como DIU de cobre, pílulas anticoncepcionais e preservativos. Estes últimos continuam sendo fundamentais para prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).



