Samu Boa Vista ganha nova base descentralizada no Jardim Tropical

A nova base foi pensada estrategicamente para que os atendimentos ocorram de forma mais célere naquela região

Com informações de Jamile Carvalho | Foto: Fernando Teixeira 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Boa Vista ganhou uma nova base descentralizada. A sede, que antes funcionava anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, agora está em um prédio ao lado do Centro de Prevenção do Câncer de Colo e Mama (Cpcom), no bairro Jardim Tropical.

As equipes agora contam com uma estrutura de alojamento mais confortável enquanto aguardam o próximo acionamento. O novo prédio foi construído com recursos próprios do município, conforme preconizado no Ministério da Saúde e tem capacidade para comportar duas equipes de suporte básico de vida: Técnico de enfermagem e condutor socorrista.

A nova base foi pensada estrategicamente para que os atendimentos ocorram de forma mais célere naquela região, onde são registrados os maiores números de demandas em acionamentos. 

“A gestão que tem priorizado investimentos nos serviços de saúde da capital, buscando sempre melhorar os serviços do Samu, com a proposta de ampliar e renovar em 100% a frota ainda esse ano, continuar a entrega dos uniformes, como vem sendo feito e promover mais capacitação para as equipes. Esse é o papel da nossa gestão, valorizar o servidor e proporcionar conforto e segurança em seu local de trabalho”, disse o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão.

Implantado em 2008 em Boa Vista, o Samu possui hoje uma nova sede administrativa, que funciona no bairro São Vicente, que comporta mais uma Base descentralizada, mais ampla e adequada às condições de trabalho dos servidores, e outra no bairro Caranã, anexa à UBS Mariano de Andrade. O diretor Luciano Coutinho, também destacou a importância do novo prédio.

 “É uma Base descentralizada em um local estratégico da cidade que vai possibilitar diminuir o tempo de deslocamento até o local da ocorrência. Isso é fundamental, pois impacta diretamente na qualidade assistencial do Samu em Boa Vista.  Um local e ambiente no padrão nacional, com garagem, e conforto para atender as equipes, no aguardo dos acionamentos. Agradecemos a gestão pelas melhorias já alcançadas”, ressaltou.

Efetivo

Hoje, o Samu-BV conta com uma equipe de 65 socorristas, além do pessoal administrativo e quatro ambulâncias, sendo três de suporte básico de vida e uma de suporte avançado.

Atendimentos

Em 2021, foram registrados 8.224 atendimentos, sendo 2.237 acidentes de trânsito, situações que necessitam de agilidade no socorro às vítimas. Este ano, de janeiro até o momento, já foram 724 atendimentos às demandas de urgência e emergência, tendo a região oeste com maior número de acionamentos, o que fundamenta a localização da nova Base.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.