Vacinação contra a gripe na região norte continua até 31 de julho

O anúncio pelo Ministério da Saúde ocorreu em 31 de janeiro, dia em que se encerraria a campanha. A decisão leva em consideração os estoques disponíveis, a situação epidemiológica local e a baixa procura.
Por: Redação | Foto: Igor Evangelista/MS
A vacinação contra Influenza, vírus causador da gripe, foi prorrogada novamente na região norte do país. O novo prazo, conforme o Ministério da Saúde (MS), segue até 31 de julho. A campanha estava prevista para encerrar no dia 31 de janeiro de 2025.
A decisão leva em consideração os estoques disponíveis, a situação epidemiológica local e as estratégias definidas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Até o momento, mesmo após a primeira prorrogação, Boa Vista alcançou apenas cerca de 30% da cobertura vacinal. A meta é vacinar 148 mil pessoas.
A estratégia nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins ocorre no segundo semestre do ano como medida de enfrentamento ao inverno amazônico, considerado um período de maior circulação viral e de transmissão da gripe na região.
“Esse vírus da Influenza circula durante todo nosso período de chuvas. Então, é muito importante que todos se imunizem, principalmente os que estão nos grupos prioritários. É um ato que faz diferença na vida das pessoas que estão ao nosso redor também”, pontuou coordenador municipal de Imunização, Romildo Azevedo.
A vacina utilizada é trivalente, recomendada para toda a população não vacinada, a partir de 6 meses de idade e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista. Basta apresentar o CPF, o cartão de vacina e o cartão do SUS.