Ações de combate a dengue são intesificadas na zona Oeste de Boa Vista

Com médio índice de infestação, o bairro Senador Hélio Campos recebeu visita de equipes de saúde do município e militares

Por: PMBV | Foto: PMBV


Equipes da Prefeitura de Boa Vista e militares da Força Aérea Brasileira (FAB) uniram forças e foram às ruas para mais uma etapa da ação ‘Unidos Contra a Dengue’. O mutirão de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, ocorre neste sábado, 15, no bairro Senador Hélio Campos, zona oeste da cidade.

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), aponta o bairro Senador Hélio Campos com médio risco de infestação para o mosquito transmissor. De acordo com a diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Maria Fernanda, com a chegada do período chuvoso, a prefeitura trabalha para que a população esteja sensibilizada e consciente sobre a importância de combater o mosquito.

“Nosso objetivo com as ações de combate é prevenir que tenham notificações e casos contra as três doenças que o mosquito transmite. A maioria dos criadouros estão dentro das residências e com a chegada das chuvas, a água parada contribui com a proliferação. Pedimos à população essa colaboração de prevenção para que a gente não tenha casos, surtos e epidemias no nosso município”.

A ação ‘Unidos Contra a Dengue’ conta com 160 servidores do município e 40 militares da Força Aérea atuando nas ruas de Boa Vista. O comerciante Hanshousein Soares recebeu a equipe de vigilância para inspeção no quintal de casa, e, segundo o morador do bairro Senador Hélio Campos, é preciso que a população saiba que todos têm responsabilidade no combate ao mosquito.

“Moro em Boa Vista há cinco anos. Mudei de Goiânia, lugar com índice de dengue muito alto, inclusive, meu irmão que mora lá [Goiânia] foi diagnosticado com dengue hemorrágica. Constantemente procuro inspecionar o meu quintal para garantir que não tenham focos de água parada e se eu vejo uma tampinha que pode acumular água, recolho para colocar no lixo”.

AÇÕES DE COMBATE – As equipes de saúde da Prefeitura de Boa Vista já percorreram diversas áreas da capital nos três primeiros meses deste ano, como bairro Sílvio Botelho, Cambará, Operário, Pedra Pintada e Aeroporto. A ação ‘Unidos Contra a Dengue’ segue com as atividades de combate e a previsão é que a próxima etapa ocorra no bairro Centenário.

RESPONSABILIDADE DE TODOS – A prevenção continua sendo a melhor forma de combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O Ministério da Saúde orienta evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos