AGROBV 2023 – Prefeitura promoverá ações ambientais durante a Maior Feira da Agricultura de Roraima

A Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas – INPEV, se preparam para uma série de ações educativas durante a Maior Feira da Agricultura de Roraima, a AGROBV 2023, que acontece entre os dias 28 e 30 deste mês no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento.

No local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) montará um “Balcão de Informações” com o objetivo de sensibilizar sobre os cuidados com a gestão pós-consumo das embalagens vazias de agrotóxicos. A destinação correta das embalagens vazias e das sobras de defensivos agrícolas é essencial para a preservação do meio ambiente e da saúde pública. A AGROBV 2023 será uma oportunidade para disseminar informações importantes sobre o tema.

“Durante todo o evento, a equipe de técnicos e analistas da SEMMA estarão presentes no Balcão de Informações para orientar, tirar dúvidas e demais esclarecimentos sobre licenciamento ambiental, regularização, fiscalização, educação ambiental e coleta seletiva. O trabalho de sensibilização vai além dos agricultores e envolve o público em geral”, como adiantou o secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Santos.

Outra parceria importante será com as Associações de Catadores de Boa Vista que juntos com a prefeitura farão a coleta seletiva de materiais recicláveis. Ao longo do evento, serão instalados contêineres para a coleta de plásticos e alumínios, papelões, embalagens diversas, permitindo a destinação ambientalmente adequada destes resíduos sólidos.

Essa ação beneficiará diretamente cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade econômica, reforçando o compromisso do AGROBV 2023 com a responsabilidade social e ambiental.

Distribuição de mudas de plantas: Além das atividades de conscientização e coleta seletiva, a equipe da AGROBV 2023 também vai distribuir mudas de plantas nativas aos frequentadores. Essa iniciativa visa estimular o plantio de espécies nativas e contribuir para a preservação da biodiversidade local.

Com essas ações educativas e parcerias em destaque, a AGROBV 2023 reafirma seu compromisso em ser mais do que um evento agrícola, tornando-se uma plataforma de sensibilização e engajamento para a promoção da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente em Roraima.

“Para a população que estará presente no evento, as ações educativas são oportunidades únicas de conhecer mais sobre a atuação e funcionamento da SEMMA, destacando sua relevante missão em prol do meio ambiente, tanto no campo quanto na cidade. E a feira representa essa oportunidade para aprender, trocar experiências e fortalecer a conscientização ambiental em benefício de toda a comunidade”, reforçou Alexandre.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos