Aluna do Sesi-RR que escreveu para rainha Elizabeth II ganha etapa roraimense de concurso de cartas

Para esta edição do concurso, os alunos tinham que escrever uma carta a uma pessoa influente, explicando de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática

Com informações da Ascom Sesi | Foto: Sesi-RR

Como parte da etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas, a aluna do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi em Roraima, Luiza Ayana Peixoto Oliveira, escreveu uma carta para a rainha Elizabeth II. Com isso, a estudante ganhou a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas,  promovido  anualmente pela União Postal Universal (UPU), e está concorrendo na disputa da fase nacional, juntamente com os outros  ganhadores de cada Estado do país. Além disso, a aluna e a escola receberão certificados, além das premiações de R$ 2,3 mil e  R$ 2,5 mil, respectivamente.

Para este 51º concurso, o tema da redação foi: “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”. O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens  por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o  aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes. 

A aluna Luiza conta que sempre teve interesse, mas que esta foi a primeira vez  que participou de um concurso. “Gostei bastante e com toda certeza participaria  novamente. No primeiro momento fiz a redação apenas como um teste divertido, já que  me interessei pelo tema selecionado, e pude abordar diversos fatos sobre a crise  climática, além de desenvolver minhas habilidades de persuasão através da escrita”,  contou ela.  

Ela explicou o motivo de ter escolhido a rainha Elizabeth II.

“Direcionei meus argumentos à Vossa Majestade Rainha Elizabeth II, devido  a observação de que, em diversos momentos de sua vida, ela se mostrou disposta  quanto aos interesses socioambientais. Dessa forma quis evidenciar minhas  preocupações para com as constantes alterações relativas à instabilidade do clima em  nível mundial, acreditando que os ‘Objetivos Sustentáveis da ONU’, sejam medidas efetivas que devem ser adotadas com urgência contra os impactos da crise climática. E  por meio dessa, promover o combate à degradação ambiental frente aos demais líderes  mundiais, conduzindo a adoção de medidas que garantam o acesso à educação de  qualidade, a erradicação da miséria e ao fomento de uma nova consciência de  responsabilidade ambiental e salientar seus riscos para a economia global”, explicou. 

Ela contou ainda que no dia que recebeu a notícia ficou muito contente, pois não esperava ganhar.  “Agora que descobri que meus textos expressam algo interessante aos outros, vou me  esforçar para melhorar cada dia mais, assim, irei compartilhar um pouco de minhas  opiniões, e ao mesmo tempo descobrir outras perspectivas, abrindo meus olhos para as  infinitas possibilidades”, comemorou Luiza. 

O concurso

O Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens é promovido  anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça. No Brasil,  a realização do concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido em três fases:  escolar, estadual e nacional.  

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos