AME faz mutirão e capacita 180 donos de pequenos negócios em Boa Vista

Essa é a primeira capacitação de 2023 e a proposta é orientar esses microempreendedores que se cadastraram na Agência Municipal de Empreendedorismo 

Por: PMBV | Foto: Andrezza Mariot


Pensar em empreender nos dias de hoje também requer novas estratégias para alcançar um público-alvo, seja no ramo da beleza, gastronomia ou em outro segmento. E essa é a proposta da Agência Municipal de Empreendedorismo (AME), que já iniciou 2023 com mais um curso voltado à educação financeira, destinado a 180 microempreendedores da capital cadastrados.

O curso foi dividido em quatro turmas, que acontece até o dia 1º de fevereiro, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Os participantes são orientados sobre a necessidade de implantar controles financeiros, como também recebem qualificação gerencial.

De acordo com a atual diretora-presidente da AME, Luciana Surita, a proposta é aprimorar aptidões desses microempreendedores, além de assegurar acesso a uma série de outros serviços oferecidos pela agência, garantindo maior eficiência em gestão empresarial e competitividade no mercado.

“Só ano passado, 168 microempreendedores participaram dessa qualificação. Esse ano fizemos um mutirão no mês de janeiro, para acelerar as análises dos requerimentos de concessão de crédito. Nossa expectativa para 2023 é dobrar o número de beneficiários com a linha de crédito que o município oferece, para incentivar ainda mais esses pequenos negócios”, disse a presidente.

Qualificação no mercado – Cyda Gomes tem 43 anos e trabalha há cinco anos no ramo de confeitaria de bolos. Ela é um dos microempreendedores que tem participado dos cursos oferecidos pela AME. “É muito bom poder contar com o apoio da Prefeitura, principalmente para quem está começando. Com minha linha de crédito sendo aprovada, pretendo investir em mais equipamentos e materiais de confeitaria”, afirmou Cyda.

Quem também participou da oficina foi o autônomo Lean Lima de Vanconcelos, 44, que trabalha há oito anos como vendedor ambulante de biscoitos e salgados. “Esse incentivo da Prefeitura é muito bom. Com esse curso vamos aprender a comprar, vender e se organizar com os produtos que cada seguimento trabalha. E o mais importante, vamos aprender a administrar melhor o dinheiro”, afirmou.

Como funciona a AME? – A agência, por meio do Programa de Apoio aos Pequenos Negócios de Boa Vista, foi criada em junho do ano passado. Ela atende a autônomos com empreendimento comprovado e microempreendedores individuais (MEI) que tenham interesse em adquirir uma linha de crédito junto ao órgão municipal, no valor de R$ 3 mil.

Para a liberação dos recursos, os empreendedores passam primeiro por uma visita social, curso de educação financeira e aprovação de cadastro aprovado pelo Comitê de Crédito. Logo, são acompanhados por uma equipe técnica. O empréstimo oferecido não tem juros e é dividido em doze parcelas, com carência de 60 dias.

Como se cadastrar? – Quem tiver interesse em fazer um cadastro na AME, deverá fazer seu agendamento eletrônico por meio do Portal do Cidadão e clicar nas guias Atendimento e depois Agendamento, informando a data e horário que deseja ser atendido na unidade. A agência fica localizada na Rua Floriano Peixoto, 214/1, Centro e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos