Assistente virtual realizará agendamento para atendimento na Defensoria de RR

O programa reunirá informações e documentos para distribuição aos gabinetes

Por: Ascom | Foto: Ascom

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) pretende usar inteligência artificial para agilizar os serviços e antecipar a coleta de informações para o atendimento inicial entre população e gabinete defensorial. Nesta terça-feira (21), defensores/as públicos e servidores/as conheceram o programa criado pela equipe de Desenvolvimento de Sistemas da instituição. O projeto está em fase de aprimoramento e lançamento está previsto para este ano.

O dispositivo apresentado durante a reunião é chamado de Defensoria Inteligente Virtual e Artificial (DIVA), que simula um atendimento inicial dos assistidos e assistidas para, a partir disso, realizar a triagem das demandas e encaminhá-las para os núcleos responsáveis, que dialogarão diretamente com servidores/as da DPE-RR. O canal deve ficar disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

De acordo com o subdefensor público-geral, Oleno Matos, o acolhimento por meio de dispositivos virtuais é de suma importância no contexto atual pandêmico e será capaz de entender as necessidades do público atendido pela DPE-RR. “É essencial que a Defensoria Pública dê uma atenção especial ao atendimento virtual, tendo em vista que a partir do dia 6 de outubro nós estaremos com a Defensoria funcionando 100% presencial novamente. Ainda que os atendimentos presenciais não retornem nesse primeiro momento, todos os servidores e servidoras da casa trabalharão de forma presencial”, afirmou.

Ainda conforme Oleno, o atendimento virtual aos assistidos e assistidas será permanente. “As pessoas estão aprendendo a procurar os serviços da DPE-RR por meio do DPE ZAP, então nós precisamos pensar em mecanismos para melhorar o atendimento. Por isso, surgiu a ideia de criar a DIVA que é mais um canal de comunicação do assistido e da assistida para o receber atendimento inicial ou retorno”, disse.

CHATBOT – a nova ferramenta de inteligência virtual e artificial foi criada para uma experiência de um chatbot. É um software que pode ser integrado a sites, blogs, às mídias sociais e/ou canais de comunicação com pessoas. O principal objetivo é automatizar respostas menos complexas, filtrar e direcionar chamados. É baseado em mensagens pré-definidas e funciona como um assistente virtual.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos