Associação Anjos de Luz dá continuidade ao legado da fundadora no acolhimento de pessoas com deficiência

A instituição foi criada em 2008 e atualmente atende cerca de 4 mil famílias em todo o Estado

Por: Isaque Santiago | Foto: Arquivo


Em maio de 2022, a Associação Grupo de Mães Anjos de Luz, entidade filantrópica que presta diversos tipos de atendimentos para pessoas com deficiência em Roraima, perdeu sua líder e fundadora Maria das Dores. Ela lutou por cinco anos contra uma doença renal e, após algumas complicações, não resistiu e faleceu. Mas antes de partir, ela deixou uma missão para as pessoas que ao lado dela comandavam os trabalhos: continuar a missão.

Quem assumiu a nobre missão de presidir a instituição foi Conceição Gomes, que esteve ao lado de Maria das Dores desde os primeiros passos para a criação da Associação. Ela lembra que tudo começou de um desejo do coração de Das Dores, mãe de uma criança com deficiência que sentia na pele as dificuldades enfrentadas no cotidiano por outras mães na mesma situação.

Conceição e Maria (Foto: arquivo)

“A Maria das Dores foi tudo para nós, mas ela foi embora, pois anjo não fica na terra. Deus a chamou e ela foi. Nós que levávamos a instituição junto com ela nos reunimos e conversamos sobre a importância de dar continuidade ao legado dela”, lembrou emocionada.

A instituição fica localizada em Boa Vista, na rua Sd. PM João Alves Brasil, 115, no Caranã e conta com uma equipe de profissionais como assistente social, dentista, psicólogo e médico que atendem cerca de 4 mil famílias de todo o Estado.

Dentre os serviços prestados está o acolhimento de pessoas com deficiência e seus familiares que residem no interior e em comunidades indígenas e precisam se deslocar até a Capital para ir ao médico, fazer exames, consultas, entre outros serviços. Atualmente, a sede, que também funciona como uma casa de apoio, abriga 19 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.

Essas famílias também contam com apoio na hora da locomoção com deslocamentos para clínicas, hospitais e órgãos públicos.

“A ideia da casa de apoio é que ela funcione como um local de passagem para que possa atender o maior número de pessoas possível com rotatividade. No entanto, como não é estipulado um tempo de permanência, tem gente que está conosco há 10 anos, geralmente são pessoas idosas que por hoje estarem em uma cadeira de rodas e dependerem de um acompanhante para quase tudo, acabaram sendo afastadas do convívio familiar”, detalhou Conceição. 

Trabalho de reinserção social

Para fazer a reinserção dessas pessoas no ambiente familiar, a Anjos de Luz conta com um trabalho de assistência social. Conceição explicou que muitas famílias ‘abrem mão’ de cuidar dessas pessoas por não terem estrutura e não saberem lidar com a situação.

“Fazemos esse trabalho de aproximação, pois a própria pessoa com deficiência sente falta da família e do convívio familiar. É muito doloroso para nós explicar para um idoso cadeirante que ao longo da vida criou os filhos, ajudou a criar os netos, que a família não pode retribuir com o mesmo cuidado. Nós enxugamos muitas lágrimas, mas não desistimos de trabalhar nessa reaproximação”, pontuou.

Para 2023, Conceição adiantou que a missão é organizar a casa para ampliar os atendimentos.

“Na segunda quinzena de janeiro vamos começar a organizar as carteirinhas de todo mundo para refazer os nossos cadastros e atender com mais excelência o nosso público. Nosso consultório psicológico tem atendimentos três vezes na semana e uma das nossas primeiras missões é ampliar para todos os dias. Mais adiante também queremos ampliar os atendimentos para demais especialidades”, contou.

Como ajudar?

A Associação Grupo de Mães Anjos de Luz se mantém por meio de parcerias e doações. Para colaborar, basta entrar em contato por meio dos telefones (95) 99112-4796, (95) 3626-3470, e das redes sociais: Instagram (@grupoanjosdeluz) e Facebook (@grupo.anjosdeluz). No site da instituição, no endereço http://anjosdeluz.org/, também é possível verificar outras maneiras de colaborar.

Associação Grupo de Mães Anjos de Luz (Foto: Arquivo)

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos