Associação Japonesa celebra “Tanabata Matsuri 2023” neste sábado (5)

O evento é uma das mais importantes celebrações da cultura japonesa e ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto

Por: Fábio Cavalcante | Foto: Fábio Cavalcante


Com uma diversa programação gratuita voltada para pessoas de todas as idades, a Associação Nipo-Brasileira de Roraima (ANIR) promove neste sábado, dia 5, o “Tanabata Matsuri – O Festival das Estrelas”, a partir das 15h, no Centro Cultural localizado no bairro Caçari. Além disso, o evento contará com venda de comidas típicas e lojinhas com produtos geeks.

O “Tanabata” é uma das mais importantes celebrações da cultura japonesa e ocorre todos os anos entre os meses de julho e agosto. Em Roraima, a proposta da ANIR é sempre manter viva a tradição entre as mais de 100 famílias japonesas que vivem no estado, integrando as demais pessoas como forma de fortalecer os laços de amizade entre ambos os países.

“A nossa proposta é que toda a comunidade, sejam brasileiros, japoneses, venezuelanos, haitianos e todos aqueles que vivem nesse maravilhoso estado, vivam sempre em harmonia. E o Tanabata Matsuri traz em si essa essência. Por isso, convidamos todas as pessoas a celebrarem conosco essa festa, que será repleta de atividades culturais para todas as famílias”, disse o presidente da ANIR, Shiromir Eda.

A programação do Tanabata vai contar com oficinas de Origami(arte com dobradura de papel) e Nihongo (idioma japonês). Também a oficina de Maquiagem Cosplay – ministrada pelos cosplayers Gaby (@bygabriely) e Yohan (@yohan_cos_). Em seguida, ocorrerá o Desfile de Cosplay, onde todos os que estiverem caracterizados como seus personagens de cultura pop favoritos poderão subir ao palco.  

O evento também vai contar com apresentações de danças típicas (odori) com o Grupo Himawari e performances de música tradicional japonesa, com o grupo de Taiko da ANIR, Taizan Hokuto, que prometem transportar o público para o Japão ancestral. Além disso, haverá venda de comidas típicas, como guiozánikuman e kushiyaki, proporcionando uma verdadeira experiência da gastronomia japonesa.

Um dos pontos altos do evento será a encenação da Lenda de Tanabata, pelos alunos do Instituto Roraimense da Cultura Japonesa (IRCJ). A história é baseada na crença de que duas estrelas, Altair e Vega, representando dois amantes, Orihime (a Princesa Tecelã) e Hikoboshi (o Pastor de Bois), que estão separados pela Via Láctea durante todo o ano. Porém, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, eles têm a chance de se reencontrar.

Nesse dia especial, comemorado em todo o Japão através do festival Tanabata, as pessoas escrevem seus desejos em tiras de papel colorido e as penduram em bambus, esperando que suas súplicas cheguem aos céus e se realizem. A lenda de Tanabata celebra o poder do amor verdadeiro, a perseverança em alcançar metas e a crença na magia de uma noite especial para unir almas gêmeas.

Para conferir estas e outras atividades, basta ir ao Centro Cultural da ANIR, localizado na Rua da Mangueira, 477, bairro Caçari. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp 95 99175-7573 ou pelas redes sociais da ANIR: Facebook: https://facebook.com/anir.roraima e Instagram: @anir.roraima.

PROGRAMAÇÃO DO TANABATA MATSURI 2023

Sábado (5)

15h – Oficina de Origami | Aula de Idioma Japonês (Nihongo)

15h45 – Oficina de Origami | Aula de Idioma Japonês (Nihongo)

16h30 – Oficina de Artes Marciais | Oficina de Cosplay

17h15 – Desfile de Cosplay

18h – Concurso de Oratória

19h20 – Apresentação Teatral: “A Lenda do Tanabata

19h55 – Apresentação: Grupo Himawari

20h15 – Apresentação de Taiko: Grupo Taizan Hokuto

20h30 – Bingo da ANIR

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos