Aumenta o número de famílias endividas em Roraima

Por: Fecomércio RR | Foto: Divulgação


A pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), da Confederação Nacional do Comércio – CNC, mostrou que as famílias roraimenses estão mais endividadas. Os números analisados pela assessoria econômica da Fecomércio/Roraima, revelam que as dívidas voltaram a aumentar no mês de junho, alcançando 87,5%, o que representa mais de 88 mil famílias com dívidas.

Segundo o economista Fábio Martinez, no mês de junho voltou a aumentar também, o número de famílias que não tem condições de pagar suas dívidas. “Pelo quarto mês consecutivo, o percentual de famílias inadimplentes também registrou um aumento, ficando em 45,5%, elevando em 11,7%, na comparação com o mês maio. Do mesmo modo, o número de famílias que não têm condições de pagar suas dívidas em atraso subiu para 7,2%”, concluí Martinez.

O uso do cartão de crédito se intensificou no mês passado, superando os 80% do total de famílias com dívidas nessa modalidade, bem acima dos 67% registrado no mesmo período do ano passado.

Por outro lado, os tipos de dívidas vinculados a financiamento, como compra de casa e carro, apresentaram queda na comparação com o mesmo período do ano passado, saindo de 12,1% para 5,4% no financiamento de casas, e de 10,4% para 8,2%, no financiamento de carros. Esta redução está ligada às elevadas taxas de juros, que encarecem esse tipo de compra.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos