Boa Vista adere a pacto mundial pela Primeira Infância

A proposta da rede é impulsionar as políticas públicas que visem o fortalecimento e a garantia dos direitos fundamentais das crianças


A Prefeitura de Boa Vista aderiu neste fim de semana, durante o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e do Fórum Internacional das Infâncias, à rede “Cidades das Crianças”, visando o fortalecimento do compromisso da gestão com a Primeira Infância.

A rede é composta por mais de 65 cidades de 15 países, sendo que nove delas encontram-se na América Latina. A proposta é desenvolver oito pilares fundamentais: a promoção da participação das crianças; a garantia da autonomia; o direito à educação, de brincar, à saúde e à cultura; o fortalecimento de uma rede internacional; e a potencialização de ferramentas de desenvolvimentos.

Para o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, a assinatura da carta de intenções da rede representa um grande destaque à Boa Vista, conohecida em todo o país como a Capital da Primeira Infância e que isso vai impactar ainda mais as políticas públicas voltadas a este fim, uma vez que em Boa Vista, a criança é uma prioridade não somente nos serviços públicos oferecidos, mas também no planejamento urbano.

“Nossos projetos são pensados para que os espaços públicos sejam seguros e proporcionem interatividade, autonomia e aprendizado. Por isso, integrar a rede Cidades das Crianças vai ajudar Boa Vista a avançar ainda mais no desenvolvimento de políticas públicas para a primeira infância. Encerro a agenda deste domingo, me sentido honrado por participar deste momento”, disse o prefeito.

Experiências de sucesso

O prefeito participou de um painel sobre Redes Internacionais de Primeira Infância, acompanhado pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, de JP Amaral, do Instituto Alana e do pedagogo Francesco Tonucci, também conhecido pelo nome artístico de Frato, fundador da Rede Mundial. A primeira-dama, Nathália Cortez, também esteve no evento.

Na ocasião, a ex-prefeita de Boa Vista foi uma das convidadas especiais de ambos os eventos e foi homenageada, dadas às experiências de sucesso durante sua gestão voltadas à Primeira Infância, que colocaram Boa Vista como referência nacional – e até internacional – quanto a esta política pública. Para Arthur, dar continuidade a este trabalho é uma das principais missões de sua gestão.

“Fiquei muito feliz em poder compartilhar as experiências de Boa Vista nesses 10 anos do programa Família que Acolhe, uma política pública inovadora implantada pela ex-prefeita Teresa Surita. Hoje, nossa capital é reconhecida no Brasil e no mundo devido a esse trabalho desenvolvido por Teresa, e o meu compromisso é dar continuidade e ampliar os projetos voltados para a primeira infância”. 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos