Bosque dos Papagaios promove evento educativo sobre preservação ambiental

70 pessoas participaram da programação que teve como tema: Cuidando da Natureza para Cuidar de Todos Nós

Por: Ana Luiza Cardoso | Foto: Andrezza Mariot


No intuito de conscientizar a sociedade sobre preservação ambiental, a Prefeitura de Boa Vista organizou uma comemoração especial em alusão ao Dia Nacional da Amazônia. Cerca de 70 crianças e idosos do projeto social Cabelos de Prata e da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte se reuniram nesta terça-feira, 5, no Parque Ecológico Bosque dos Papagaios.

O secretário municipal do Meio Ambiente (SEMMA), Alexandre dos Santos, enfatizou a relevância desta data, destacando que o bosque proporciona uma oportunidade para as pessoas se conectarem com a natureza.

“O bosque traz essa programação para que as pessoas possam ter contato com as áreas verdes urbanas e entenderem um pouco mais da relação do ser humano com o meio ambiente”, destacou.

ALUNA NOTA 10 – O que não faltou foi criança feliz e animada por fazer parte de todas as recreações, uma delas foi a estudante Maria Paula Catão, de 10 anos, que aproveitou esse momento para plantar uma muda de Castanha do Brasil. Ela conta que planeja voltar ao local para acompanhar o crescimento da árvore.

“É incrível saber que posso fazer algo pelo mundo com uma pequena semente, que logo vai crescer e se tornar algo tão grande. Foi a primeira vez que visitei o Bosque dos Papagaios, mas quero voltar e ver de perto o desenvolvimento da árvore”, compartilhou a pequena.

O REINO DA POESIA – O artista Zezé Maku recitou e encantou através de suas músicas e poesias para que todos aprendessem sobre educação ambiental, brincando em uma verdadeira ilha mágica com muitos animais e flores.

“Meus protagonistas são os animais, que dão o grito de alerta para conscientizar as pessoas de que se não há fauna, não há flora, porque eles são os semeadores. Então, vou contar essa história através da minha arte poética popular”, disse.

FAMÍLIA CONECTADA COM A NATUREZA – A família Ribeiro se reuniu para o passeio cheio de novas descobertas. Fátima Ribeiro, beneficiária do Cabelos de Prata, compartilhou a enriquecedora experiência intergeracional.

“Poder trazer minha família para conhecer mais uma das belezas de Boa Vista está sendo muito bom. Minha neta tem 12 anos e o meu pai 95, os dois estão se divertindo muito, cada um da sua forma”, contou a senhora.

VISITAÇÃO – Embora o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios feche durante o feriado de 7 de setembro e o ponto facultativo, continuará a oferecer programações educativas nos finais de semana. Essa iniciativa demonstra o compromisso contínuo da prefeitura com a educação ambiental e a promoção da preservação da natureza.

O parque funciona de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos, somente no horário das 14h às 18h, não abrindo nos feriados. Vale ressaltar que é proibido ingressar com animais domésticos, alimentar os animais, entrar com bebida alcoólica, consumir alimentos nas trilhas, fumar e descartar resíduos de forma irregular.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos