Campanha para um trânsito mais seguro é lançada em Boa Vista

O município também vai abordar a campanha “Se Liga, Tem Pedestre na Faixa’, para sensibilizar os condutores da capital

Com informações de Karina Mota | Foto: Giovani Oliveira

Com o tema “Juntos Salvamos Vidas”, a Prefeitura de Boa Vista lançou nesta quarta-feira, dia 4, a campanha “Maio Amarelo”, para estimular a participação da população, além de empresas, escolas e outras instituições públicas e privadas a respeito da diminuição dos casos de acidentes no trânsito.  

Na abertura do evento, o prefeito Arthur Henrique lançou também a campanha “Se Liga! Tem pedestre na faixa”, que vai ser um dos focos principais de ações educativas ao longo do mês, com momentos recreativos em espaços públicos para as crianças e toda a população.

“Boa Vista é reconhecida como uma das cidades que mais respeita o pedestre. E vamos fortalecer esse projeto no mês de Maio. Só no primeiro trimestre de 2022, houve um registro alto de acidente de trânsito. Por isso, é importante essa campanha de conscientização”, disse o prefeito.

As ações vão acontecer em escolas, praças, nas ruas, empresas, centros comerciais e balneários. Além disso, as blitzen educativas vão contar com a participação da oficina de Trânsito do projeto Crescer

“Essa oficina vai mostrar como funciona o trânsito, sinalizações, faixas de pedestre em maquete, além de apresentações de fantoches que vão ajudar na compreensão das crianças. E assim, deixar claro todas as regras”, disse o chefe de Educação para o Trânsito da Smtran, Ney Brito. 

Para a superintendente da Smtran, Ednalva Freitas, essa campanha também leva o peso de responsabilidade de cada cidadão diante o trânsito. “Todos os dias milhares de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Cada pessoa tem sua parcela, mas se ela for prudente conseguimos diminuir essa realidade. A campanha fortalece a paz, o respeito na direção”, afirmou.

Investimentos

A prefeitura também tem o trânsito como uma das prioridades. Só no primeiro trimestre, foram implantadas 64 placas de sinalização, além das manutenções em 432 placas, e 79 pontos semafóricos. O município também implantou 37.985,82m² de sinalização horizontal, com pinturas de faixas diversas.

‘’Temos que entender que cada pessoa pode salvar vidas no trânsito e fazer a diferença. E esses investimentos em sinalizações que ainda vão ocorrer durante todo o ano vão ajudar a educar a população”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito, Eliabe Campos.

Dados de Trânsito em Boa Vista

No primeiro trimestre deste ano, foram registrados 485 acidentes de trânsito com feridos, um aumento de 7% em relação mesmo período do ano passado, em que foram contabilizados 453 acidentes de trânsito com feridos, cerca de 32 acidentes a mais.

A alta segue nas ocorrências de feridos em acidentes de trânsito. Com um aumento de 3%. Nesse primeiro trimestre deste ano, 591 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito, sendo 15 a mais se comparado ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 576 ocorrências.

Já o número de mortes registradas este ano subiu para 12 nos primeiros três meses de 2022, um aumento de 33% se comparado ao primeiro trimestre de 2021, quando foram registradas 9 mortes.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos