Campo experimental de girassóis de Boa Vista estará aberto para visitas a partir do dia 23

A visitação ao campo faz parte da programação da Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista

Com informações de Karina Mota | Foto: Cláudia Ferreira

Conhecida como a “Flor do Sol”, a beleza exuberante do girassol estará exposta na Agrobv 2022 – A Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista, e aberta para visitação do público nos dias 23 e 24 de julho. O campo fica localizado no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista. Essa edição vem com novidades: são três variedades da flor que vão surpreender a população roraimense.

A Feira da Agricultura Familiar de Boa Vista apresentará os girassóis que foram plantados no campo experimental em uma área de 4 hectares, totalizando três variedades e com as seguintes características: híbrido (com a finalidade de produção para óleo), girassol ornamental (conhecido como os coloridos) e o girassol anão (que cresce até 50cm e tem a cor amarelo ouro). O girassol foi o campo mais visitado para registros, no ano de 2020 e 2021 sendo cenário até para books fotográficos e passeios turísticos.

“É mais um resultado positivo do compromisso da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), que além de ampliar o cultivo, trouxe a possibilidade de mostrar ainda mais potencial de produtividade da flor”, disse o prefeito Arthur Henrique.

CDT – O campo experimental da prefeitura foi implantado em 2018, demostrando tecnologias que ficam a disposição dos agricultores de Roraima. Possui um banco de dados que vem desde então, armazenando as informações para que o produtor possa ter acesso às melhores opções de cultivares.

Benefícios do Girassol – A Cultura do girassol não se enquadra no gênero das leguminosas ou gramíneas e é essencial para a melhoria do solo na busca de nutrientes perdidos de outras culturas, como o milho ou soja, como se fosse uma ciclagem. O seu plantio ajuda ainda no controle de pragas e doenças do solo.

“Hoje no campo experimental temos plantados três tipos de girassol, cada uma com um ciclo diferente onde estamos analisando o seu potencial produtivo. A intenção do trabalho é avaliar o girassol como uma opção de safrinha, tendo duas plantações sequenciais no ano utilizando a mesma área. Uma possibilidade é plantar a soja e em seguida o girassol, que por conta de suas raízes profundas, consegue recuperar nutrientes lixiviados pela cultura anterior se fortalecendo e diminuindo os custos com adubação durante o seu cilco” disse disse o Secretário Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Guilherme Adjuto.

PROGRAMAÇÃO:

22/07 – Programação técnica especifica para agricultores.

23/07 – Aberto ao público em geral para visitação a partir das 8h às 18h.

– Lançamento da abertura oficial do evento, no Campo Experimental às 9h

24/07 – Aberto ao público em geral para visitação a partir das 8h às 18h.

NOVIDADES EM 2022

Para este ano, a Prefeitura trará surpresas ao público nos quatro hectares de girassol. Outra atração do evento, voltada para as crianças, é a Fazendinha Kids, com uma tenda de baias com alguns animais como: mini pônei, mini vaca, cabras, porca com seus filhotes, dentre outros animais. A ação é feita em parceria com o programa Família que Acolhe (FQA) da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SMPE).

Pavilhão da Agricultura Familiar – O evento traz este ano um espaço para comercialização de produtos regionais produzidos pela agricultura familiar em nosso município.

ESPORTE – A programação vai contar ainda com a 2ª edição do AgroBVRun, uma corrida de aventura com percurso de 5km, que terá 300 participantes. O evento vai acontecer no dia 23 de julho (7h30)

, com largada e chegada no Centro de Difusão Tecnológica (CDT)). A prova percorrerá trilhas e estradas de terra nas proximidades do Campo Experimental, que fica localizado no Km 5 da RR 321 – Estrada do Bom Intento.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos