Cartão de inscrição do Enem já está disponível

Por: Redação | Foto: Divulgação


Já está disponível nesta terça-feira (24), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, com dados do candidato, solicitação de atendimento especializado ou tratamento por nome social, além de data, hora e local das provas, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O cartão pode ser acessado por meio da Página do Participante, através da plataforma gov.br e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda levá-lo nos dias de prova, que ocorrerá em 05 e 12 de novembro.

Nesta edição, o Enem recebeu mais de 3,9 milhões de pessoas inscritas, marcando um aumento de 13,1% em relação a 2022, quando teve 3.476.226 candidatos. Segundo dados do Inep, Roraima é o estado com menor número de inscritos entre todas as unidades federativas, registrando 9.640 participantes.

O Enem foi instituído em 1998 com objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A partir de 2009, as notas obtidas nas provas passaram a ser usadas como mecanismo de acesso ao ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) para bolsas em instituições privadas, além de possibilitar acesso a auxílios governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Elas também são aceitas em instituições portuguesas que têm convênio com o Inep.

PROVA

Dia 1 – 05 de novembro

Redação dissertativa-argumentativa;

45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias (português e literatura e 5 questões de língua estrangeira – espanhol ou inglês);

45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias (sociologia, filosofia, história e geografia);

Dia 2 – 12 de novembro

45 questões de Matemática;

45 questões de Ciências da Natureza (física, química e biologia).

O exame é aplicado em dois domingos, com fechamento do portão às 13h (horário de Brasília) e início da prova às 13:30, com tempo para realização da prova de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, de cinco horas.

Acesse o edital do Enem
Acesse a playlist do edital em Libras
Acesse a versão do edital adaptada para deficientes visuais
Acesse a página de orientações do Enem

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos