Ciclo de palestras sobre a campanha Setembro Amarelo ocorre no Corpo de Bombeiros em Boa Vista

Evento promovido pelo Governo Estadual ocorre na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro; saiba como se inscrever

Por: Bruna Cássia | Foto: arquivo

A campanha de prevenção ao suicídio ocorre durante todo o mês de setembro com diversas programações de entidades, associações e poderes público. Dessa vez foi Governo Estadual que divulgou uma programação alusiva ao Setembro Amarelo.

Será realizado, na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro, um ciclo de palestras no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Av. Venezuela, número 1271, Pricumã. Confira programação

  • 7h30 – Horário da chegada
  • 9h – Abertura
  • 9h30 – Palestra com o psicólogo Wagner Costa (mestre em Ciências da Saúde)
  • 10h – Palestra com a coach vocacional, profissional e pessoal Elísia Martins
  • 10h30 – Encerramento

O público em geral pode participar, mas é necessário efetuar um cadastro por meio do link: https://forms.gle/TxPYse836eT38f3A9.

Para as pessoas entenderem melhor sobre a campanha, foram distribuídos panfletos nas secretarias estaduais explicando o significado da ação.

Setembro Amarelo

É uma campanha de conscientização de prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criado em 2015, com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é no dia 10 de setembro.

O suicídio pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidade de gênero. Por ano, quase 800 mil pessoas em todo mundo cometem suicídio e a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no planeta.

Por que a cor ‘amarelo’?

A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história que a inspirou. Em 1994, um jovem americano de 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo.

Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que tivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike. A simbologia do ato foi se espalhando mundo a fora.

Centro de Valorização da Vida

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um sistema que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, todos os dias.

A plataforma pode ser acessada pelo link cvv.org.br ou a pessoa interessada pela assistência pode ligar para o número 188. No site, além do atendimento ao público, tem a opção de inscrição para ser um voluntário.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios *.

Isso vai fechar em 20 segundos